quinta-feira, 29 de setembro de 2011

* Cuidando dos Tapetes/Carpetes *

Imagem Retirada da Internet

Nunca dei atenção a esse assunto porque o tapete que eu tinha era bem pequeno e fácil de cuidar. Agora comprei um de um tamanho "normal" e fui pesquisar na internet dicas de conservação.

- Removendo Marcas de Móveis:
Alguns móveis pesados costumam deixar marcas no tapete, para removê-las, basta colocar um ferro bem próximo ao tapete (sem encostar, senão queima) e vaporize bastante a parte marcada. Depois escove bem com uma escova de cerdas duras;

- Tirar Manchas de Bolor:
Lavar o tapete com água e vinagre;

- Teste Antes de Lavar:
Antes de usar qualquer produto de limpeza, teste em uma área pequena do tapete/carpete.

- Cuidados Básicos de Limpeza:
Lavando Tapetes – Se o seu tapete é pequeno e o fabricante diz que pode ser lavado em máquina, bata o tapete fora da casa e depois coloque-o na máquina na temperatura recomendada. Use água morna e um detergente neutro. Segue na máquina na menor temperatura quente.
Tapetes maiores – Se o seu maior tapete é fácil de carregar, bata o tapete fora de casa primeiro. Depois leve o tapete para dentro e aspire-o. Se o fabricante recomenda limpeza a seco, enrole-o e leve-o para uma empresa de lavagem a seco. 
Aspirando tapetes grandes – Para tapetes maiores aspire o tapete começando do centro para fora. Se ele tiver franja tome cuidado para não aspirá-la. Levante as laterais do tapete e aspire em seu entorno.
Cuidados para Tapetes Orientais, Turcos e Persas – Limpe esses tapetes de acordo com as recomendações do fabricante ou leve-o a uma lavanderia profissional. Seja cuidadoso com a franja deles.

1 comentários: