segunda-feira, 24 de agosto de 2009

* Mantenha a Casa Organizada *

É possível manter a casa organizada, mesmo quando se trabalha fora.

O dia começa e lá está a casa toda à sua espera. Marido saindo para o trabalho, crianças para a escola, roupas para lavar, quartos para arrumar. Ufa! É tanta coisa que fica difícil saber por onde começar, mas a professora do curso de administração do lar da Casa da Doméstica Cidadã, Marlene Lúcia da Silveira, tem as respostas que vão deixar o dia-a-a-dia da dona de casa muito mais organizado.
Segundo ela, o primeiro passo é já sair do quarto deixando-o arrumado para eliminar um cômodo da arrumação. Feito isso, agora é a vez de se dedicar a cozinha, ponto crucial da organização. A cozinha é o centro nervoso da casa, é o local de maior movimentação e, por isso, deve estar sempre impecável. É fundamental que a cozinha durma organizada porque se você acumula a louça da noite anterior, terá mais um trabalho pela manhã, ensina.
Outra sugestão da especialista é que a dona-de-casa atenda primeiro o marido e as crianças para só depois tomar o seu café-da-manhã. Caso ela tenha que sair para levar as crianças para a escola ou mesmo ir trabalhar, essa regra perde a validade porque é fundamental que ela também esteja bem para que possa servir bem à família. Já alimentada, é importante que lave a louça do café de uma vez e deixe a cozinha pronta para a hora do almoço.
Depois que a cozinha estiver arrumada, é o momento do banheiro. Passa uma vassoura, joga detergente no ralo, limpa a pia, passa um purificador no vaso sanitário, limpa o espelho. Não precisa uma limpeza pesada todos os dias. É só para mantê-lo limpinho e agradável para o caso de receber uma visita. É horrível ficar com vergonha de deixar a visita entrar no banheiro.
Agora é a vez da sala. Ela tem que estar impecável porque é o cartão de visitas da casa. Tirar poeira, abrir a janela, organizar as almofadas do sofá, colocar tudo no lugar é essencial. Marlene reforça que manter a casa organizada é uma questão de hábito. "e você criar o hábito de tirar uma coisa do lugar e guardá-la e exigir que todos na casa façam o mesmo, não tem como dar errado. Bagunça atrai bagunça!.
Depois da sala, os quartos e demais cômodos. Tudo nos devidos lugares, hora de lavar roupa. Marlene explica que essa tarefa tem que ser deixada por último porque durante a arrumação dos cômodos, com certeza aparecerão roupas que precisam ser lavadas porque a tendência é que os filhos deixem as coisas jogadas e o marido não atente para essas coisas. Roupas lavadas e secas, no fim da tarde é só passar aproveitando para ver televisão enquanto exerce essa função. Eu gosto de passar roupa vendo a novela da tarde. Antes de ela acabar já passei tudo. Aí é só preparar o lanche da tarde para as crianças.
Trabalho em equipe
 
A dona-de-casa tem que ter em mente que deixar a casa organizada é uma tarefa de todos porque ela não está sozinha em casa.Isso vale para todas as famílias, em especial para aquelas em que a mãe também trabalha fora. É importante pedir ajuda do marido e dos filhos e elogiá-los sempre. No fundo, eles gostam de ajudar, só precisam de estímulo. Se você ensinar para o seu filho pequeno aonde se guarda os talheres, por exemplo, ele vai adorar colocá-los no lugar todos os dias, garante.
Segundo Marlene, suas alunas relatam o progresso e até a reclamação das famílias. Já ouvi relatos de mulheres dizendo que os maridos estão colaborando mais, que deixaram de ser preguiçosos. E outros de que os filhos reclamam porque ela ficou mais exigente. Mesmo nos casos de reclamação, elas não consideram a hipótese de abrir mão da colaboração, diz.
É importante que a mulher que tem que conciliar as tarefas domésticas com a carreira nunca deixe nada para depois, ou seja, por mais cansada que esteja ao chegar do trabalho, guarde as coisas nos devidos lugares, não as deixe espalhadas pela casa. Além de facilitar a sua vida no dia seguinte, isso servirá de exemplo para que os filhos cheguem da escola e guardem o material também.
Passar pano úmido pela casa todos os dias e recolher a bagunça esquecida pelos cantos é essencial para que a mulher que tem dupla jornada mantenha seu lar organizado. O grande truque é a conservação diária. Se cada membro da casa conseguir guardar tudo o que espalha todos os dias, no fim de semana, a dona-de-casa vai poder se dedicar exclusivamente àquela faxina mais elaborada, sem se preocupar com detalhe.
Para essas famílias, o fim de semana é o momento de preparar toda a semana. Além da faxina, é preciso dar banho no cachorro, limpar o quintal, arrumar as gavetas e os armários, consertar os pequenos defeitos das roupas como fazer bainhas e pregar botões, organizar o material escolar etc. Para facilitar a hora do almoço, é bom já fazer o cardápio da semana: uma carne para assar, um bife de panela, arroz, feijão ou qualquer outra coisa que se possa descongelar com facilidade.
Claro que o tempo para descansar, curtir marido, filhos, passear, namorar é fundamental, por isso, Marlene aconselha que essas tarefas sejam feitas no sábado pela manhã e, de preferência, em equipe, assim, a família terá mais tempo para relaxar na tarde de sábado e durante todo o domingo.
Dicas que podem facilitar a sua rotina
Se a leiteira ou a panela de arroz ou feijão estiver muito suja, com resíduos agarrados, basta colocar uma colher de sobremesa de sabão em pó e enchê-la de água. Em uma hora a panela estará fácil de ser limpa. No caso do arroz grudado no fundo, mornar água facilita ainda mais o trabalho.
Para limpar aquela panela de alumínio escurecida, Marlene aconselha a deixar a batata limpar, ou seja, cozinhar algo com batata (purê, cozido etc.) ou mesmo esfregar uma rodela do legume no fundo da panela. Segundo a professora, o amido clareia tudo. Baseada nesse princípio, vem a próxima dica: para limpar metais delicados como ouro e prata, basta um paninho ou algodão seco com maisena. Depois é só enxaguar normalmente e o brilho do metal será restabelecido.
A geladeira merece cuidado especial. Marlene ressalta que é preciso ter em mente que a geladeira é a dispensa moderna, por isso, é importante mantê-la sempre limpa e seca. Todos os alimentos têm que ser guardados limpos, secos e tampados. Se mesmo assim der cheiro, colocar um pratinho com carvão ou fazer um sachê com cravo elimina esse efeito desagradável.
Para manter frutas, legumes e verduras tampados, a especialista aconselha a guardá-los naquelas toucas de banho ou nos saquinhos plásticos de supermercado. Guardar cebola e alho lavados, cortados e descascados em potes de vidro tampados também são maneiras de agilizar a vida da dona-de-casa na hora do almoço. Não precisa ser em grande quantidade, pode ser só um pouquinho. Você pode guardar um vidro com a cebola descascada e o outro com ela picada. O suficiente para uma refeição, explica.
Para economizar a luz, Marlene ensina a começar a passar as roupas que exigem menos calor como as meias e as peças íntimas, para só depois partir para as mais "pesadas" como as calças jeans, por exemplo, quando o ferro já estiver bem quente. Para terminar essa tarefa, o ideal é que se desligue o ferro e termine, também, com as roupas mais leves, para aproveitar o calor que está nele.
Matéria de Marinella Souza

1 comentários: