sexta-feira, 20 de março de 2009

* Dicas Para Pôr Ordem na Casa *

“Saber organizar-se traz certa liberdade. Se a desordem pesar menos sobre você, terá mais tempo para buscar e cultivar as coisas que lhe proporcionam mais felicidade e satisfação”. Estas são as sábias palavras de Donna Smallin, autora do livro Organize-se, que ensina estratégias simples e dicas funcionais para as donas de casa não entrarem em pânico na hora da arrumação.

Mas se você tem dificuldades, já tentou fazer uma faxina geral e acabou transformando tudo numa verdadeira confusão, ou então nunca conseguiu e nem tentou fazer uma, lembre-se: ambientes desorganizados estressam, causam desperdício de energia e prejudicam a autoestima (atrasar pagamentos de contas, receber multas, nunca encontrar o que procura dentro de casa, prejudica, e muito, o seu bem-estar).

Por isso, é importante estabelecer a ordem como prioridade dentro do lar. Afinal, “um bom esquema de organização inspira autoconfiança e segurança nas próprias habilidades”, afirma Donna. E não é nenhum bicho de sete cabeças, basta elaborar seu esquema baseando-se na sigla ACT:
Avalie sua situação

C
omprometa-se com um plano

T
ome uma atitude
Isso inclui pensar e elaborar um plano de organização para facilitar sua vida e ajudar a continuar o processo até alcançar os objetivos.
Mas não esqueça: sua casa não ficou bagunçada de um dia para o outro, portanto você também não vai conseguir arrumar tudo em um único dia (e nem deve!). O mais importante é ter paciência, pensar e entender o que você deseja arrumar e, acima de tudo, aprender a desapegar-se das coisas.

Confira algumas dicas para facilitar essa tarefa:

O primeiro passo é percorrer a casa toda com um saco nas mãos e recolher tudo o que, com certeza, é lixo (catálogos e calendários velhos, remédios vencidos, ferramentas e utensílios enferrujados, objetos quebrados que não podem ser consertados etc.);

Entenda e analise como você usa cada cômodo da casa;

Comece organizando pequenas partes dos cômodos, um armário ou uma escrivaninha são ótimas opções;

Separe tudo o que encontrar de acordo com o destino: coisas que usa ou aprecia, coisas para doação, coisas que podem ser vendidas, o que pode ir para o lixo e tudo o que está fora do lugar certo;

Não fique limpando tudo ao mesmo tempo que arruma, deixe isso para quando estiver tudo em seu devido lugar. Ficar limpando o tempo todo atrasa o processo e desanima;

E não esqueça: “escolher um bom lugar para cada objeto não é pensar ‘onde vou guardar isso?’, e sim ‘onde é mais provável que eu procure por isso quando precisar?’”.

A maior dúvida é sempre por onde começar. A sugestão é começar sempre pelo cômodo que você mais frequenta, para lhe dar motivação e continuar a organizar a casa. Comece colocando ordem na sua agenda e reserve dias e horários certos para as faxinas.

Já escolheu por onde começar? Então mãos à obra!

Organizando Halls

Este ambiente geralmente fica recheado de coisas que não pertencem a ele, então esse é o primeiro passo: tire tudo o que pertence a outros cômodos. O passo seguinte é criar lugares adequados para cada coisa que você quiser guardar no ambiente: sapateiras; porta-guarda-chuvas; suporte com ganchos para mochilas, bolsas e chaves; e um pequeno armário para guardar outros objetos.

Dica: Colocar um espelho no Hall te ajuda a conferir a aparência antes de sair de casa sem precisar ir a outro cômodo, assim você economiza tempo.


Organizando Cozinhas e Salas de Jantar

É o lugar que mais dá trabalho. Você tem duas opções: tirar um dia inteiro para arrumar tudo de uma vez ou dividir as tarefas – um dia limpa a geladeira e o freezer, no outro a pia, e por aí vai. Uma boa opção é começar pelo o que mais tem destaque, assim a cozinha já começa a ficar organizada e você ganha mais vontade de arrumar o resto.

Um de cada vez, esvazie os armários, jogue fora tudo o que você não for usar (sempre!) e guarde tudo pensando na praticidade. Por exemplo, louça, copos e utensílios devem ficar perto da pia, para guardá-los mais rápido depois de lavá-los. Alimentos devem ser mantidos em locais frescos e secos, e tudo o que for consumido com maior frequencia deve ficar na parte da frente das prateleiras.

Dica: Colocar etiquetas nas prateleiras pode ser uma boa opção para que as outras pessoas da casa mantenham a organização.

Uma geladeira mal organizada provoca desperdícios, porque muitos alimentos estragam por não estarem visíveis. Tire tudo, jogue fora o que não for aproveitável e vá reorganizando os alimentos pensando em qual o melhor lugar para cada um (carnes precisam ficar nos locais mais gelados, vegetais devem ficar na gaveta para manter a hidratação, alimentos e sucos em garrafas devem ficar na porta etc.). Depois de arrumar tudo, reflita muito antes de ir ao supermercado, fazendo compras inteligentes.

Se você tem utensílios mais delicados, como porcelanas, cristais, prataria etc., é uma boa idéia guardá-los em baús na sala de jantar. Eles mantém tudo arrumadinho e dão um charme a mais na decoração.


Organizando Salas de Estar

Lembra do desapego? Pois é, aqui é o lugar certo para testar sua capacidade: jogue tudo o que você não usou, pelo menos, nos últimos 12 meses – livros, CDs, equipamentos de áudio e vídeo, revistas, jornais, fotografias e apetrechos em geral. A decoração e a forma de organização depende da estrutura do ambiente e da sua vontade, e não esqueça que acrescentar arquivos, prateleiras, estantes, recipientes e potes empilháveis são perfeitos para deixar tudo lindo.

Donna dá a dica: “cestos de metal tendem a ‘sumir’ no ambiente e cestas de vime quase sempre combinam bem com qualquer tipo de decoração”, por isso você pode usar e abusar deles.


Organizando Dormitórios

Dormitórios pedem suportes para acessórios, gavetas e armários organizados. Uma boa idéia é acrescentar nos quartos uma cesta para roupa suja – cestas grandes de vime também facilitam o trabalho de carregar as roupas.

Organizando Banheiros

Pendure tudo! Ganchos atrás da porta, na parede, perto da pia etc., organiza suas toalhas e deixa tudo mais prático. Também é recomendável colocar uma cesta para recolher roupa suja no banheiro, para as roupas não ficarem espalhadas. Acrescente pequenas estantes e armários e guarde no banheiro apenas o que for do banheiro (toalhas de banho e rosto, cosméticos e artigos de banho), evitando acumular coisas nos armários dos quartos, por exemplo.

Ufa, quanta coisa! Mas com certeza quando estiver tudo arrumadinho você terá prazer em manter a organização e ficar em paz com sua casa!

Fonte: iTodas - Casa e Comida

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